MPRN lança novo Portal da Transparência e amplia acesso à informação


O Ministério Público do Rio Grande do Norte lança nesta quinta-feira (3) uma nova página em seu site destinada ao Portal da Transparência. O subportal tem seu layout alinhado ao portal da instituição e traz todos os dados em arquivos padronizados conforme a 3ª edição do manual do Portal da Transparência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O lançamento acontece às 14h30 na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária.

Para ampliar ainda mais o acesso à informação, o novo Portal da Transparência do MPRN foi construído em dois eixos: o primeiro com informações ativas, que trata da disponibilização de relatórios nas áreas de execução orçamentária e financeira; licitações, contratos e convênios; gestão de pessoas; área-fim; contato com o MPRN; contracheque e Planejamento Estratégico; e o segundo eixo com a informação passiva por meio de formulário padrão para solicitação de informações ao MPRN, ou seja, por ele, poderão ser requeridas todas as informações públicas que não estão presentes nos relatórios de informações ativas, disponibilizada por meio do Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-SIC), espaço coordenado pela Ouvidoria-Geral do Ministério Público com o objetivo de promover uma maior aproximação do cidadão com instituição.

O gerente de Gestão Estratégica do MPRN, Wilton Alves Pequeno, destaca que um dos ganhos com o novo Portal da Transparência da instituição será a informatização de relatórios, por meio da extração de dados diretamente dos sistemas operacionais administrativos, assim, o portal da transparência contará com a informação bem mais precisa e, em muitos casos, em tempo real.

“Com o novo portal, esperamos cumprir um maior número de requisitos e melhorar nossa classificação no ranking do 'transparentômetro' (instrumento de acompanhamento dos portais da transparência dos Ministérios Públicos), pois avançamos e passamos a cumprir várias determinações do CNMP”, avalia Wilton Pequeno. Com a proposta de continuar aperfeiçoando o portal, novos dados mais detalhados serão apresentados pelo Ministério Público Potiguar com a implantação do sistema de automação judicial e extrajudicial da instituição, o MP Virtual.
Compartilhar no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário