Saúde orienta medidas simples que podem prevenir H1N1


A Secretaria Municipal de Saúde orienta à população a manter hábitos de prevenção ao vírus da Influenza H1N1. Medidas simples, como lavar as mãos com água e sabão e uso de álcool gel 70% regularmente, principalmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas, devem ser praticadas por todas as pessoas, inclusive por quem já tomou a vacina, por prevenir também outras doenças respiratórias.

Os principais cuidados que devem ser observados são proteger o nariz e a boca, cobrindo-os enquanto espirra ou tosse, com uso de lenços descartáveis; evitar tocar o nariz e a boca; manter hábitos saudáveis, como dormir bem, preferir alimentação saudável e fazer exercícios físicos regularmente; abrir janelas, para favorecer a circulação do ar; evitar demorar-se em locais com grande aglomeração de pessoas.

Essas medidas, além de evitar exposição ao vírus da Influenza, também previnem contra uma série de doenças respiratórias. A estudante Mônica Fernandes afirma que já adota as orientações. “Procuro não compartilhar talheres e copos e sempre higienizo as mãos com álcool gel”, relata.

De acordo com a coordenadora municipal do Programa Nacional de Imunização, Neuman Medeiros, o Influenza é transmitido pela pessoa contaminada ao falar ou tossir e por meio do contato das mãos. “Os sintomas são febre, dores no corpo e mal estar. Quem apresentar esses sinais, deve procurar uma unidade de saúde”, orienta. 
Compartilhar no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário