Secretaria de Saúde distribuirá 80 mil preservativos no MCJ


Com objetivo de orientar e garantir o acesso a métodos de prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de DST/Aids, estará distribuindo 80 mil preservativos, masculinos e femininos, durante os festejos do Mossoró Cidade Junina (MCJ).

A meta do setor é ampliar o acesso aos preservativos, especialmente aos jovens, nesta época do ano. O material será distribuído durante as festas do MCJ realizadas no Corredor Cultural. Além disso, o estoque das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) será reforçado. A novidade deste ano é que os preservativos também serão disponibilizados à rede hoteleira que, nesta época, recebe um número maior de turistas.

De acordo com a gerente executiva da Vigilância à Saúde, Geizarelle Soares, as festas populares, como São João e Carnaval, propiciam as condições de transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), devido ao abuso de substâncias como bebida alcoólica e outras drogas.

Segundo ela, é importante que a população mantenha o uso do preservativo. “A distribuição dos preservativos é uma medida de rotina da Secretaria de Saúde, porém, em determinadas épocas do ano, temos a necessidade de reforçar o uso do insumo e chamar a atenção, especialmente da juventude, para esse método, que é o mais eficaz na prevenção de DSTs”, explica.

De acordo com o setor de DST/Aids, em 2016 foram diagnosticados 20 casos de Aids, com dois óbitos neste período. “Nós sabemos que o HIV/Aids ainda não têm cura. Por isso, mesmo diante dos avanços recentes no tratamento, a proteção é o melhor método de evitar a contaminação dessas doenças”, reforça.
Compartilhar no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário