Sem-terra deixa prefeitura após 5 horas de protesto

Movimento deixou prédio da prefeitura após 5 horas de protesto (Fotos: Caio Vale/Mossoró Notícias)
Por volta das 10h da manhã desta terça-feira (26), integrantes do movimento sem-terra (MST) invadiram o prédio da Prefeitura pedindo por moradia. Os integrantes queriam ser recebido pelo Prefeito Francisco José Júnior.

Os integrante do movimento vieram para prefeitura em dois ônibus fretado. Os mesmo, já haviam realizado um protesto na BR-304, de frente a base da Petrobras na manhã de hoje.

Segundo os manifestantes, o ato tem como objetivo, a volta mas rápida do "Minha casa, Minha vida", que é um programa de moradia do governo federal, em parceria com estado e município.

"Eu me escrevi em 2009 para receber uma casa e até hoje não recebi. Eles só dão casa a quem tem muito dinheiro, pobre não tem direito a nada hoje", declarou Ivone, integrante do movimento ao MOSSORÓ NOTÍCIAS.

Por volta das 12h, os representantes do MST foram recebidos pelos Secretários da casa para uma conversa, que durou mais de 2h. Por volta das 13h30, em uma reunião com o grupo, foi decidido que as mulheres voltariam para comunidade e os homens continuariam na Prefeitura. Já por volta das 14h40, o movimento decidiu deixar o prédio da prefeitura, com a esperança de melhoria para o movimento MST.

Cerca de 600 famílias vive hoje na "Comuna Dandara dos Palmares", que fica no caminho de Baraúna. "A situação que vivo hoje é muito difícil, não sei o dia de amanhã, porque hoje vivo em uma terra que não é minha", disse um dos integrantes.

Durante a saída, um dos integrantes do movimento relatou que espera muito a melhoria, e que caso não haja mudança, ele vão voltar. "Se se resolver, a gente volta". 

Segurança


Durante do protesto, viaturas da Polícia Militar e Guarda Municipal estiveram no local, para garantir a segurança do patrimônio público. A PM relatou que ficaria de prontidão no local, pelo fato, dos integrantes possuírem alguma ferramentas de trabalho, como Facão e outros objetos cortantes. 

Pronunciamento

Eles apresentaram uma pauta bem extensa, relacionada a assuntos diversos. Cada ponto foi discutido com o secretário ou representante da Secretaria relacionada. E foram dados encaminhamentos para as reivindicações, que passam a ser acompanhadas diretamente pelas secretarias.








Compartilhar no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário