RN terá onze atletas nas Paralimpíadas no Rio de Janeiro


Onze atletas do Rio Grande do Norte disputarão as Paralimpíadas do Rio de Janeiro. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou ontem a convocação de 278 atletas. É a maior delegação que já representou o país em uma Paralimpíada. O evento que revelou os nomes dos escolhidos aconteceu no recém-inaugurado Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP).  Outros 10 potiguares estão entre os convocados. Um técnico e 10 membros da equipe médica chefiados pelo coordenador médico do Brasil, Roberto Vital, médico do ABC.


Pela primeira vez na história, o país terá representantes em todas as 22 modalidades que compõem o programa dos Jogos Paralímpicos. Ao todo, serão 181 homens e 97 mulheres com a tarefa de atingir a meta de ficar entre os cinco melhores no quadro geral de medalhas. O objetivo foi estabelecido após a sétima posição nos Jogos de Londres-2012 (21 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze - 43 no total).

"Materializar a delegação dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 é um momento muito importante para o Comitê Paralímpico Brasileiro. Será a maior e melhor delegação paralímpica brasileira de todos os tempos. Estamos muito orgulhosos, pois também será a primeira vez que estaremos em 100% das modalidades que compõem o programa paralímpico, também por ser o país-sede. Estamos ansiosos para entrar na Vila dos Atletas com esta delegação", disse o presidente do CPB e vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), Andrew Parsons.

Os 278 atletas paralímpicos contarão com o melhor elenco de apoio possível e estarão acompanhados de 16 atletas-guia (atletismo), três calheiros (bocha) e mais dois goleiros (futebol de 5). Serão ainda auxiliados por 195 oficiais técnicos, que completam as 494 pessoas que compõem a delegação do Brasil na Vila dos Atletas, no Rio.

O estado com o maior número de representantes é São Paulo. Escolhido para ser o local do CT Paralímpico Brasileiro, o maior legado material dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, São Paulo contará com 75 atletas na Paralimpíada. É seguido pelo Rio de Janeiro, com 33,  e pelo Paraná, que enviará 20 representantes à Cidade Maravilhosa. São Paulo e Rio de Janeiro dão ao Sudeste a maioria entre os convocados, com 128. Todas as regiões estarão representadas: Norte (17), Nordeste (53), Centro-Oeste (39) e Sul (41).

O grupo selecionado pela direção técnica do CPB tem diversas conquistas no currículo. Grandes medalhistas paralímpicos, como Daniel Dias, Clodoaldo Silva, Andre Brasil (natação), Terezinha Guilhermina e Yohansson do Nascimento (atletismo) estão na lista. Ao todo, são 44 atletas de 11 modalidades distintas que já subiram ao pódio em Paralimpíadas e tentarão repetir a conquista no Rio de Janeiro.

 Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 serão disputados entre os dias 7 e 18 de setembro, no Rio de Janeiro. Mais de 4 mil atletas de 176 países são esperados para a disputa de 528 medalhas. O dia 19 de julho foi escolhido para o evento de convocação do Comitê Paralímpico Brasileiro pois marca os 50 dias para a abertura da Paralimpíada carioca.

Convocados Atletas (11)
Thalita Vitoria Simplicio
da Silva (Atletismo)
Felipe Veloso da Silva (Atleta Guia)
Terezinha Mulato dos Santos (Halterofilismo)
Abner  Nascimento de Oliveira (Judô)
Arthur Cavalcante da Silva (Judô)
Halyson Oliveira Boto (Judô)
Clodoaldo Francisco da Silva (Natação)
Edenia Nogueira Garcia (Natação)
Joana Maria Jaciara da Silva Neves Euzebio (Natação)
Rildene Fonseca Firmino (Natação)
Ana Raquel Montenegro Batista Lins (Triatlo)

Técnico (01)
Carlos Williams Rodrigues da Silva (Técnico do Halterofilismo)

Equipe Médica (09)
Roberto Vital (Coordenador médico)
Leonardo Martins Mota de Morais (Médico)
Rodrigo  Bezerra Braga (Médico)
Adriano Ferreira de Faria (Fisioterapeuta)
Adeilton Dantas (Enfermeiro)
Alanni Lorena de Albuquerque Costa (Enfermeira)
Francisca Marques da Silva (Enfermeira)
Isaak Sostennes dos Santos Rocha (Enfermeiro)
Wellington José da Cruz (Massoterapeuta)

Compartilhar no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário