Rosalba adota sistema de doação pela internet para campanha


Eleitores protagonistas do processo eleitoral. A campanha de Rosalba Ciarlini (PP) à Prefeitura de Mossoró anuncia a possibilidade de financiamento coletivo pela internet. As doações de valores pequenos e médios podem ser feitos através do site da candidata progressista.

O moderno sistema de financiamento é também prático, transparente e obedece as regras aprovadas com a Lei 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral de 2015. A ideia é democrática, como uma alternativa aos modelos de alto custo, onde candidatos com declarações de bens milionárias podem custear as suas próprias campanhas.

Com a proibição no Brasil de doações de pessoa jurídicas, essa é uma nova forma de financiar plataformas eleitorais. A adoção do sistema permite aos candidatos evitar vínculos com empresas e remete aos inúmeros escândalos de corrupção envolvendo grandes doadores de campanha.

O financiamento virtual já foi usado com sucesso nos Estados Unidos, nas campanhas de Barack Obama à presidência. No Rio Grande do Norte, o modelo também vem sendo utilizado em 2016 pelo candidato à reeleição em Natal, Carlos Eduardo (PDT).

O eleitor pode fazer a doação on-line, de onde estiver. O endereço é:  www.rosalba11.campanhademocratica.com.br. Através do site, o cidadão pode optar por valores diversos, desde que estes não ultrapassem os 10% dos rendimentos brutos auferidos por ele no ano anterior.
Compartilhar no Google Plus

2 comentários:

  1. Vamos doar pra quem precisa! Tem crianças passando fome Brasil a fora e essa senhora com o dinheiro q tem poderia ajudar algumas delas e ainda bancar a própria campanha! Entretanto, BESTA é quem dia!

    ResponderExcluir
  2. Vamos doar pra quem precisa! Tem crianças passando fome Brasil a fora e essa senhora com o dinheiro q tem poderia ajudar algumas delas e ainda bancar a própria campanha! Entretanto, BESTA é quem dia!

    ResponderExcluir